Módulo Aquisição de Soluções
Petrobras
PT
EN

O Módulo Aquisição de Soluções amplia nossa estratégia de inovação aberta, na qual buscamos a implantação de ideias criativas com alto potencial de impacto em produtividade ou segurança no setor de petróleo, gás e energia.

Nesse módulo buscamos empresas que apresentem soluções inovadoras validadas ou em fase de validação no mercado, com potencial para atender desafios selecionados da Petrobras. O processo envolve execução de testes em ambiente real de aplicação, de modo a avaliar o desempenho das soluções e agregação de valor ao negócio, além do atendimento aos nossos requisitos técnicos e de segurança, reduzindo riscos e incertezas e preparando nosso time interno e o mercado para o fornecimento pleno da tecnologia.

As empresas com soluções validadas nos testes terão oportunidade de seguir para um contrato de fornecimento e implantação em escala, conforme demanda da Petrobras.
 

público-alvo
Startups e demais empresas inovadoras de todos os portes, nacionais e internacionais, isoladamente ou em consórcio. 
DESAFIOS
Desafios nas áreas corporativas, saúde e segurança, exploração e produção, gás e energia, sustentabilidade, entre outras que demandem aplicação de soluções tecnológicas.
oportunidades
O programa prevê lançamento de editais de licitação especial para contrato público de soluções inovadoras. (CPSI).
benefícios
Recurso financeiro para teste da solução em ambiente real de aplicação.
Mentoria técnica da Petrobras para planejamento e execução dos testes
Possibilidade de contratação de soluções com e sem risco tecnológico.
Oportunidade de implantação da solução após os testes, via contrato de fornecimento.
Oportunidades

Oportunidades Abertas

7004272725 - Quantificação das emissões de metano (CH4) por drones embarcados com sensores de CH4, em cumprimento ao padrão OGMP 2.0

Utilização de drones, aplicados à cadeia de gás natural da Petrobras, para quantificar e reportar as taxas de emissão de metano em tochas, venting e turbinas, além do monitoramento top-down das unidades, com foco em upstream offshore, upstream onshore e unidades de processamento de gás natural. 

 

Oportunidade Petronect: 7004272725

7004272277 - Sistema de Gerenciamento de Integridade de Tanques de FPSOs

O software para gerenciamento da integridade do casco deve ter as seguintes características e funcionalidades: 

  1. Gerenciamento de inspeção: O software deve permitir o gerenciamento das inspeções dos tanques das unidades de produção, possibilitando a criação de um ciclo de inspeção periódico e automatizando o processo de abertura dos tanques para inspeção. 

  1. Documentação de engenharia: O software deve permitir o desenvolvimento e armazenamento de documentos de engenharia relacionados às inspeções, como o manual de inspeção dos tanques, relatórios de inspeção e planilhas com registros de medições de espessura. 

  1. Armazenamento centralizado: O software deve proporcionar o armazenamento centralizado de toda a documentação relacionada às inspeções dos tanques, substituindo o atual armazenamento disperso em ambientes de rede ou BDOC das gerências de engenharia naval das unidades de negócio. 

  1. Registro de excepcionalidades: O software deve permitir o registro de excepcionalidades ocorridas na última inspeção do compartimento, como problemas estruturais identificados ou necessidade de intervenções específicas, garantindo que essas informações sejam consideradas no próximo ciclo de inspeção. 

  1. Recomendações técnicas: O software deve permitir o registro de recomendações técnicas para serem avaliadas no próximo ciclo de inspeção, fornecendo um histórico de melhorias e aprimoramentos que podem ser implementados. 

  1. Aumento de eficiência: O software deve ser um aliado fundamental no aumento de eficiência das inspeções dos compartimentos estruturais das FPSOs, possibilitando um gerenciamento mais ágil e preciso, reduzindo custos e tempo dedicados a inspeções prescritivas. 

Portanto, a Petrobras necessita de um programa de gerenciamento de integridade estrutural dos tanques das unidades em operação, que seja capaz de centralizar as informações, automatizar processos, armazenar documentos de engenharia, registrar excepcionalidades e recomendações técnicas, além de aumentar a eficiência das inspeções. 

 

Oportunidade Petronect: 7004272277

Em Julgamento

7004251587 - Inspeção robotizada de tubulações de difícil acesso e/ou com camada de isolamento

Aumentar a confiabilidade das inspeções em tubulações com camada de isolamento térmico (sem que a camada de isolamento seja retirada) por meio da utilização de robôs para a realização de varredura de medição de espessura e detecção de corrosão, erosão e/ou trincas no tubo por ensaio não destrutivo, reduzindo a exposição de homens-hora de exposição ao risco (HHER), a utilização de andaimes e o custo associado à remoção e reinstalação dos isolamentos. 

 

Oportunidade Petronect: 7004251587

7004176458 - Automação de Atividades de Sondas

O desafio é automatizar tarefas repetitivas realizadas pelo sondador e assistente do sondador a partir da virtualização de comandos enviados aos equipamentos (guincho de perfuração, iron roughneck, sistemas de manuseio de tubos, mesa rotativa, top drive, bombas de lama entre outros) das sondas marítimas, para a perfuração e a manobra de tubulares. O objetivo é obter consistência, aumento de desempenho e segurança nas operações.

 

Oportunidade Petronect: 7004176458

7004096600 - Corte Interno de Trecho Riser de Dutos Flexíveis

A solução a ser desenvolvida deve se apresentar como alternativa aos procedimentos atuais de corte de trecho riser de dutos flexíveis, efetuando a operação de corte sem o suporte de mergulhadores humanos e/ou ROVs, aumentando assim a segurança operacional e diminuindo o custo relacionado à utilização de recursos marítimos.

 

Oportunidade Petronect: 7004096600

7004206723 - Detecção de Trincas em Dutos Flexíveis Sem Isolamento Térmico

A Petrobras tem necessidade de inspecionar a armadura mais externa de tração de seus dutos flexíveis (sem isolamento térmico) buscando a detecção e dimensionamento de trincas geradas em um processo de corrosão sob tensão (CST em português ou SCC, do inglês Stress Corrosion Cracking).

 

Oportunidade Petronect: 7004206723

7004226208 - Digital Twin de Tanque de UEPs

Implantar nas unidades em operação uma ferramenta digital para incorporar os resultados das inspeções e permitir que sejam previstas possíveis falhas estruturais dos tanques. Devido à dificuldade de intervenção a bordo, foi descartada a instalação de sensores adicionais. Sendo assim, a ideia é utilizar os sistemas já instalados nas plataformas para refinar o cálculo de fadiga e, consequentemente, estender a vida útil da unidade.

 

Oportunidade Petronect: 7004226208

7004203983 - Mini ROV para a inspeção de Tanque de Lastro

Realizar a inspeção visual e de medição de espessura de regiões de difícil acesso dentro do tanque de água de lastro (durante a operação do FPSO), de forma imersa no tanque, conseguindo chegar em pontos pré-determinados.

Oportunidade Petronect: 7004203983

Oportunidades Fechadas

Para consultar os resultados dos desafios, acesse o link a seguir, digite o número da oportunidade Petronect e confira os detalhes do processo em “Oportunidade > Notas e Esclarecimentos”. 

7003882538 - Detecção de Arame Rompido em Dutos Flexíveis

Detectar arames rompidos nas armaduras de tração de dutos flexíveis submarinos em operação.

 

Oportunidade Petronect: 7003882538

7003954097 - Detecção Precoce de Falhas Internas em Transformadores

Detecção de falhas através de relés cujo hardware possui a função diferencial de sequência negativa.

 

Oportunidade Petronect: 7003954097

7003913888 - Ferramenta Digital para Concepção de Projetos

Otimizar a fase concepção de projetos de Desenvolvimento de Produção, incorporando novos conceitos.

 

Oportunidade Petronect: 7003913888

7003882540 - Identificar Depósitos Orgânicos em Linhas de Produção

Determinar a localização, extensão e espessura dos depósitos em linhas submarinas já instaladas.

 

Oportunidade Petronect: 7003882540

7003882568​ - Inspeção Remota em Áreas Abertas de Tanques e Estruturas

Reduzir a exposição ao risco nas atividades de inspeção que requerem trabalho em altura. 

 

Oportunidade Petronect: 7003882568​

7003882567 - Inspeção Remota Interna de Tanques e Caldeiras

Reduzir a exposição ao risco de pessoas no interior de espaços confinados.

Oportunidade Petronect: 7003882567

7004082975 - Inspeção Robotizada de Parede Tubular de Caldeiras de Refinarias

O objetivo do desafio é testar sistemas robóticos dotados de diversos sensores e câmeras de vídeo para medição de espessura e inspeção visual utilizando alguma técnica que permita obter mais informação em menos tempo e de forma mais segura, evitando longas paradas de funcionamento do equipamento.

Oportunidade Petronect: 7004082975

 

Modelagem Geológica de Carbonatos Representando Assimetria de Fácies

Esse desafio tem a proposta de procurar empresas que façam testes de simulação procurando explorar as características específicas dos ambientes deposicionais carbonáticos e que usem o algoritmo de cadeia de Markov 3D, uma solução recentemente encontrada pelos especialistas em geoestatísticas e divulgadas em literatura recente sobre o tema, para simularem de forma realista essas ciclicidades das fácies, tão importante no ambiente deposicional carbonático.


Oportunidade Petronect: 7004054153

 

7003882566​ - Otimizar o Transporte de Pequenas Cargas entre Plataformas

Transporte de material entre plataformas com maior nível de automatismo e segurança operacional.

 

Oportunidade Petronect: 7003882566​

7004030075 - Painel Sinótico da Saúde de Equipamentos e Sistemas Elétricos Offshore

Painel sinótico da saúde de equipamentos e sistemas elétricos, composto por solução automatizada capaz de acessar remotamente os IEDs em rede de automação nas unidades de produção offshore, de forma que seja possível capturar, analisar e historiar as informações sobre o estado de operação e realizar prognósticos, dando suporte à decisão com relação às ações de produção, manutenção e confiabilidade.

 

Oportunidade Petronect: 7004030075

7004050939 - Pintura de Casco de FPSO com Robôs

Realizar o processo de pintura completo, incluindo a preparação de superfície, a aplicação de tinta robotizada e inspeção em casco de FPSO, a fim de atender a demanda por manutenção e trazer benefícios, como eliminação de uso de andaimes ou alpinismo industrial, a redução do HHER para trabalhos sobre o mar, além de trazer maior produtividade e qualidade da pintura. 

 

Oportunidade Petronect: 7004050939

7004066211 - Predição de Falhas Utilizando IA

A busca é por uma ferramenta capaz de realizar predição de falhas em equipamentos utilizando modelos computacionais baseados em técnicas modernas e disruptivas, como Inteligência Artificial, de forma integrada aos processos e softwares de gestão da companhia.

 

Oportunidade Petronect: 7004066211

 

7004171518 - Sistemas Mecânicos de Armazenamento de Energia para Demandas Auxiliares de Sondas de Perfuração

As afretadoras de sonda devem apresentar propostas de sistemas mecânicos de armazenamento de energia capazes de performar o chamado peak shaving para demandas auxiliares de sondas de perfuração. Esses sistemas mecânicos podem estar associados ou não a outros sistemas de acumulação ou sistemas de controle para reduzir oscilação e onsequentemente aumentar eficiência dos sistemas. 

 

Oportunidade Petronect: 7004171518

7004094028 - Software para Concepção Antecipada e Acelerada de Projetos de Desenvolvimento da Produção, com tecnologias inovadoras

Busca por uma ferramenta digital que aumente a capacidade e a velocidade de geração de conceitos de Desenvolvimento da Produção, juntamente com a capacidade de avaliá-los e compará-los, configura um objetivo que permitirá a PETROBRAS inovar mais e a aumentar de forma significativa a geração de valor, sem “deixar óleo na mesa”.

 

Oportunidade Petronect: 7004094028

7004094947  - Solução Robótica para Pintura de Tanques do Refino

As refinarias de petróleo possuem grandes tanques que precisam ser revestidos com uma camada protetora para evitar corrosão e outros danos. O processo de revestimento é trabalhoso e requer equipamentos e materiais especializados.

 

Oportunidade Petronect: 7004094947 

7004055380 - Tecnologia Alternativa para Gabaritagem de Colunas de Perfuração

A Gabaritagem de tubos (garantir diâmetro interno sem restrições de seções de tubo de perfuração, com diâmetro interno entre 2 – 4 ½” e comprimento entre 25 – 45 m) é atualmente realizada de maneira física: gabaritos em forma de esfera ou bastão (limitação de operações simultâneas) é lançado do topo da seção vertical (exposição a risco de trabalho em altura) e deve atravessá-la até ser obrigatoriamente recolhido em sua base, atrasando sua montagem em até 30 s e sob risco de queda de objeto no poço (atrasos operacionais).

 

Oportunidade Petronect: 7004055380

7004206729 - Tecnologias para Recuperação de Lítio de Salmouras da Indústria de Óleo e Gás

Tecnologias para viabilizar a separação de lítio de águas produzidas em unidades de produção de petróleo e gás, estudo detalhado da viabilidade técnica e econômica para tomada de decisão de inclusão do Lítio no portfólio da Petrobras e identificação do potencial de recuperação de outros metais com subprodutos.

 

Oportunidade Petronect: 7004206729

Documentação (pode ser ocultado via configurações)

Além disso, encontram-se aqui os links para o site da marca Petrobras e suas normas de aplicação e os links para os sites da ANP e da ANEEL, onde constam suas marcas, a legislação que normatiza os investimentos em P,D & I e os regulamentos da cláusula de investimento em pesquisa e desenvolvimento.

(pode ser ocultado via configurações)

Perguntas Frequentes
Com qual periodicidade são publicados desafios para este Módulo?
Qual é o instrumento contratual utilizado no Módulo Aquisição de Soluções?
O que é o CPSI?
Quais as principais características deste contrato?
Que legislação rege as licitações de CPSI da Petrobras?
E como fica a Lei 13.303/16, que dispõe sobre o estatuto jurídico da sociedade de economia mista, inclusive das suas licitações?
E onde acompanho as oportunidades da modalidade Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI)?  
É possível ser notificado quando da publicação das novas Oportunidades?
Como funciona a fase de INCEPTION descrita no edital?
Contato
Utilize o email: investimentoexterno@petrobras.com.br para dúvidas sobre os temas abaixo:
 
Ambiente de Competitividade
Novas Propostas
Reformulação / Aditivos
Repasse
Prestação de contas
Encerramento / Devolução de saldo
Fato consumado / RJI
Críticas e Sugestões


Em caso de seleção do Tema Críticas e Sugestões, no campo Assunto utilize somente o Tema. Importante informar que essas mensagens não serão respondidas. O conteúdo será analisado, e caso seja pertinente, ajustes no processo serão realizados e, posteriormente, comunicados serão divulgados.

Para assuntos referente ao uso do sistema SIGITEC utilizar os canais:

Fone: 0800-591-5563
E-mail: cc-centralsigitec@petrobras.com.br
 Atenção:

Para um melhor atendimento, solicitamos que ao enviar o email seja respeitada a taxonomia no campo Assunto: 

[Tema Selecionando] - [N° SAP] ou [N° Processo] ou [Nº Oportunidade] – Nome Fundação e/ou ICT/Empresa Brasileira.

Os e-mails que não seguirem a estrutura no campo Assunto poderão não ser respondidos.