Módulo Aquisição de Soluções
Petrobras
PT
EN

O Módulo Aquisição de Soluções amplia nossa estratégia de inovação aberta, na qual buscamos a implantação de ideias criativas com alto potencial de impacto em produtividade ou segurança no setor de petróleo, gás e energia.

Nesse módulo buscamos empresas que apresentem soluções inovadoras validadas ou em fase de validação no mercado, com potencial para atender desafios selecionados da Petrobras. O processo envolve execução de testes em ambiente real de aplicação, de modo a avaliar o desempenho das soluções e agregação de valor ao negócio, além do atendimento aos nossos requisitos técnicos e de segurança, reduzindo riscos e incertezas e preparando nosso time interno e o mercado para o fornecimento pleno da tecnologia.

As empresas com soluções validadas nos testes terão oportunidade de seguir para um contrato de fornecimento e implantação em escala, conforme demanda da Petrobras.
 

público-alvo
Startups e demais empresas inovadoras de todos os portes, nacionais e internacionais, isoladamente ou em consórcio. 
DESAFIOS
Desafios nas áreas corporativas, saúde e segurança, exploração e produção, gás e energia, sustentabilidade, entre outras que demandem aplicação de soluções tecnológicas.
oportunidades
O programa prevê lançamento de editais de licitação especial para contrato público de soluções inovadoras. (CPSI).
benefícios
Recurso financeiro para teste da solução em ambiente real de aplicação.
Mentoria técnica da Petrobras para planejamento e execução dos testes
Possibilidade de contratação de soluções com e sem risco tecnológico.
Oportunidade de implantação da solução após os testes, via contrato de fornecimento.
Oportunidades

Oportunidades Abertas

7004311439 - Sistema Diverless para Inspeção e Limpeza de Amarras

O desafio consiste em encontrar, implantar e perenizar o serviço de inspeção de amarras (elos) de ancoragem com sistemas robóticos diverless. 
Estes devem ser operados por ROV, sendo capazes de fazer a limpeza dos elos, inspeção visual, assim como fazer, sem contato, medições geométricas destes.

Oportunidade Petronect: 7004311439

7004315163 - Software para concepção tecnológica de Sistemas de Produção de Petróleo e Gás em Modo Peer Assisted

Busca-se uma ferramenta digital que efetue projetos conceituais de Sistemas de Produção de Petróleo e Gás através da simulação fenomenológica integrada de reservatórios, escoamento multifásico e processamento primário de petróleo, com a adição de tecnologias que a PETROBRAS habitualmente não aplica em seus projetos, bem como soluções inovadoras. Gerar projetos conceituais de forma integrada e expedita, e ter a capacidade de avaliá-los e compará-los, configura um objetivo que permitirá a PETROBRAS inovar e gerar valor. A inovação pode se dar pela aplicação de novas tecnologias em desenvolvimento pela PETROBRAS ou tecnologias emergentes, até mesmo aquelas ainda não mapeadas.

Oportunidade Petronect: 7004315163

7004310149 - Teste da tecnologia de monitoramento das emissões de metano por sensoriamento via avião acoplado a sensor de metano em atendimento ao nível L5 da OGMP2.0 (asset level).

O gás de efeito estufa metano possui um potencial 25 vezes superior do que o CO2. O metano é emitido na atmosfera de forma natural ou antropogênica, como da agricultura, resíduos e energia. As emissões de metano na cadeia de óleo e gás são consideradas emissões do tipo perdas, ou seja, emissões evitáveis desse gás que possui valor como produto. A redução das emissões de metano na cadeia de óleo e gás reside na incorporação de campanhas de monitoramento e são ações do tipo custo-benefício, ou seja, investimentos com retorno financeiro para as empresas de óleo e gás.
E alinhado a isso a Petrobras assinou um acordo com a Oil & Gas Methane Partnership (OGMP) 2.0, iniciativa global coordenada pela ONU dedicada à quantificação e gestão de emissões de metano. Reconhecida como a mais relevante do setor em transparência e credibilidade no fornecimento de dados sobre emissões de metano. A OGMP 2.0 busca que as empresas do setor de óleo e gás reportem suas emissões de metano de forma transparente através das medições em sua cadeia de gás natural e de todas as suas fontes. 
E dentro dessas ações da OGMP está o monitoramento e quantificação das emissões de metano na cadeia de gás natural a nível L5, ou seja, a nível de unidade (asset level) no qual a tecnologia adotada irá quantificar de forma global as emissões da unidade selecionada e esses dados servirão como análise comparativa para as quantificações de emissões de metano fonte a fonte (L4).
Uma das tecnologias promissoras para aplicação de medição de emissões de metano em L5 (asset level) para ambientes onshore do setor de O&G é a tecnologia de Avião acoplado ao sistema de medição de metano via espectrômetro que coleta a luz refletida do sol na faixa do infravermelho. Esta tecnologia possui a vantagem de se monitorar grandes áreas em um curto intervalo de tempo, o que está em consonância aos ativos onshore da Petrobras contemplados no escopo do acordo com a OGMP 2.0, como por exemplo unidades de produção de óleo e gás em terra (upstream onshore) e unidades de processamento de gás natural (UPGN).

Oportunidade Petronect: 7004310149

Oportunidades Fechadas

Para consultar os resultados dos desafios, acesse o link a seguir, digite o número da oportunidade Petronect e confira os detalhes do processo em “Oportunidade > Notas e Esclarecimentos”. 

7003882538 - Detecção de Arame Rompido em Dutos Flexíveis

Detectar arames rompidos nas armaduras de tração de dutos flexíveis submarinos em operação.

 

Oportunidade Petronect: 7003882538

7003954097 - Detecção Precoce de Falhas Internas em Transformadores

Detecção de falhas através de relés cujo hardware possui a função diferencial de sequência negativa.

 

Oportunidade Petronect: 7003954097

7003913888 - Ferramenta Digital para Concepção de Projetos

Otimizar a fase concepção de projetos de Desenvolvimento de Produção, incorporando novos conceitos.

 

Oportunidade Petronect: 7003913888

7003882540 - Identificar Depósitos Orgânicos em Linhas de Produção

Determinar a localização, extensão e espessura dos depósitos em linhas submarinas já instaladas.

 

Oportunidade Petronect: 7003882540

Veja mais

Documentação (pode ser ocultado via configurações)

Além disso, encontram-se aqui os links para o site da marca Petrobras e suas normas de aplicação e os links para os sites da ANP e da ANEEL, onde constam suas marcas, a legislação que normatiza os investimentos em P,D & I e os regulamentos da cláusula de investimento em pesquisa e desenvolvimento.

(pode ser ocultado via configurações)

Perguntas Frequentes
Com qual periodicidade são publicados desafios para este Módulo?
Qual é o instrumento contratual utilizado no Módulo Aquisição de Soluções?
O que é o CPSI?
Quais as principais características deste contrato?
Que legislação rege as licitações de CPSI da Petrobras?
E como fica a Lei 13.303/16, que dispõe sobre o estatuto jurídico da sociedade de economia mista, inclusive das suas licitações?
E onde acompanho as oportunidades da modalidade Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI)?  
É possível ser notificado quando da publicação das novas Oportunidades?
Como funciona a fase de INCEPTION descrita no edital?
Contato
Utilize o email: investimentoexterno@petrobras.com.br para dúvidas sobre os temas abaixo:
 
Ambiente de Competitividade
Novas Propostas
Reformulação / Aditivos
Repasse
Prestação de contas
Encerramento / Devolução de saldo
Fato consumado / RJI
Críticas e Sugestões


Em caso de seleção do Tema Críticas e Sugestões, no campo Assunto utilize somente o Tema. Importante informar que essas mensagens não serão respondidas. O conteúdo será analisado, e caso seja pertinente, ajustes no processo serão realizados e, posteriormente, comunicados serão divulgados.

Para assuntos referente ao uso do sistema SIGITEC utilizar os canais:

Fone: 0800-591-5563
E-mail: cc-centralsigitec@petrobras.com.br
 Atenção:

Para um melhor atendimento, solicitamos que ao enviar o email seja respeitada a taxonomia no campo Assunto: 

[Tema Selecionando] - [N° SAP] ou [N° Processo] ou [Nº Oportunidade] – Nome Fundação e/ou ICT/Empresa Brasileira.

Os e-mails que não seguirem a estrutura no campo Assunto poderão não ser respondidos.